Delta Snow

Friday, May 19, 2006

QUEM É O VERDADEIRO CRIMINOSO?

Vivemos há muito tempo em São Paulo uma verdadeira guerra, onde quem pode lutar contra isso, está de mãos atadas: a nossa polícia militar. Tenho certeza que na PM, como em qualquer profissão, existe os desonestos, os que envergonham sua classe, porém não consigo me convencer de que, se por um acaso todos os policiais militares se tornassem honestos da noite pro dia, a situação seria diferente.
Acho que nenhum ser humano, por mais correto e “santo” que seja, conseguiria prender um bandido que ameaça (e mata) sua família. Sei que o policial tem a obrigação de arriscar sua vida pela população, mas não a vida de seus familiares, muito pelo contrário, sua família também faz parte da população que deve ser protegida.
Ao se prender um bandido, esquece-se que há outros tantos soltos, inclusive um que entra e sai da delegacia com licença para ser criminoso: a carteirinha da OAB (falo somente dos advogados que lutam para libertar criminosos). Na minha opinião são tão bandidos quanto porque são cúmplices.
Não há argumento que seja maior para um policial que ouvir um bandido dizer que logo estará nas ruas graças ao advogado e que irá se vingar. O pior é que é verdade! Afinal, ele é um assassino e não um mentiroso.
Podemos pensar também que quem realmente decide o caso é o juiz, portanto o advogado só estaria pedindo para o juiz soltar um criminoso e o juiz solta.
Não me venha com essa conversa mole de brecha na lei para soltar um criminoso, pois se por um lado há brecha para soltar, então também há brecha para continuar preso.
O policial prende, o advogado e o juiz soltam, de quem o bandido vai se vingar? Será que a polícia tem condições seguras de trabalho? Será que vale a pena para um policial prender um criminoso, salvar a população e colocar a vida de sua família em risco?
Pra mim, a minha família vem em primeiro lugar. Importa qual é a minha profissão?

2 Comments:

  • At 10:16 AM, Anonymous Anonymous said…

    cara Delta,

    sinto ter que discordar em parte de seu ponto de vista, mas gostaria de esclarecer que o Juiz nem prende e nem solta ninguém. o Juiz está tão atado aos meandros legais, quanto os advogados, cabendo apenas aos Desembargadores criar jurisprudencia em casos que ficam a margem do que está nas leis. As leis que são feitas para manter os mesmos infratores nos institutos correcionais, perdem suas forças por ordem de outras leis que amenizam as primeiras, vide o caso do famigerado 1/6 da pena cumprida.

     
  • At 9:09 AM, Anonymous Anonymous said…

    Se existe jurisprudencia para soltar, então use jurisprudencias para manter preso (Ah, não tem! Então crie, assim como foi criada a outra). Soltar com 1/6 da pena cumprida não é obrigação do Estado, é um possível benefício. Basta agir com mais rigor e manter o marginal preso.

     

Post a Comment

<< Home